O trabalho de Yoshitaka Amano em Child of Light


Já faz um tempinho que não apareço por aqui, infelizmente fui tragado por contratempos pessoais que minaram meu tempo disponível, especialmente entrega de meu trabalho de conclusão de curso, o qual eu havia procrastinado mais que o devido, portanto,  a culpa é inteiramente minha. Bem, eu ainda estou muito ocupado com isso, pelo menos até esta próxima semana, e como não fico contente em deixar o blog momentaneamente desamparado por falta de atenção, bem como não levantar qualquer suspeita de que ele esteja sendo progressivamente abandonado, e realmente não está, esta atividade de blogar mostrou-se notadamente prazerosa.

E não deu tempo de escrever uma análise nem um post mais longo, então eu pretendo compartilhar algo que achei muito interessante, especialmente para deleitar os leitores. 

Bem, Yoshitaka Amano é um proeminente ilustrados japonês, bastante famoso tanto no Japão como no Ocidente, por seu trabalho em Vampire Hunter D e especialmente com as ilustrações da série de jogos Final Fantasy, também já ilustrou a HQ de Sandman, de autoria de Neil Gaiman, e não posso esquecer de quele também foi o responsável artístico por Angel's Egg, obra que já tratei por aqui. 

Sua arte é única, de um detalhismo e perfeccionismo únicos, repleta de um toque fantástico que não se vê toda hora, com perceptíveis influências da Art Nouveau.

Mas vamos ao ponto, Yoshitaka Amano foi convidado para fazer uma ilustração do game Child of Light, lançado pela Ubisoft em 30 de abril deste ano, embora não tenha sido o responsável pelo character design. Contudo a obra em si, foi inspirada na arte Amano, bem como, nas animações do estúdio Ghibli, o que já é suficiente para despertar a atenção dos entusiastas da arte nipônica.




Child of Light é um jogo que atraiu minha atenção por sua proposta singular, trata-se sucintamente de um RPG que conta a história da pequena nobre Aurora, filha de um nobre austríaco que é transportada para o misteriosos e fantástico continente Lemúria e luta para voltar para casa e enfrentar a Rainha da Noite.

O que mais fascina nesse jogo é que se trata te uma verdadeira obra de arte, é um conto infantil jogável por assim dizer, há uma narradora que transmite a sensação de tratar-se de mais uma história contada ao pé da cama por sua mãe antes de dormir. A atmosfera é nitidamente poética e as paisagens são belíssimas, o que estimula a apreciação do jogo.

Agora que chegamos realmente ao que interessa, a Ubisoft liberou um vídeo especial onde é mostrado Yoshitaka Amano desenhando a arte do jogo, eu particularmente gosto destes vídeos dos artistas criando suas obras, onde é possível perceber o carinho e a atenção que eles depositam em suas obras quando as criam, e este vídeo é notadamente especial, é possível ver claramente suas técnicas utilizadas, o uso de pincéis, tintas e caneta e o resultado de seu esforço, uma belíssima imagem da protagonista do jogo rodeada por elementos presentes na obra.



Esta imagem será oferecida para quem comprar a versão Deluxe do game, mas em tempos de internet, é facilmente encontrado uma cópia pela web, mas claro, seria infinitamente mais prazeroso adquirir a versão disponibilizada fisicamente na compra do jogo. O único ponto negativo do vídeo é justamente sua curta duração, fora isso, está impecável.



Então, aguardem pela próxima postagem, prometo trazer em não muito tempo uma análise de alguma obra, até mais.

Algumas imagens do jogo, que embora não tenham sido desenhadas por Amano, também são mui belas:









Postagens mais visitadas