Bate-papo entre Taiyo Matsumoto e Daisuke Igarashi.


Hoje eu trouxe uma coisa diferente para o Dissidência Pop, eu traduzi uma conversa entre dois grandes nomes do mangá, Daisuke Igarashi (Witches, Children of the Sea e Little Forest) e Taiyo Matsumoto (Ping Pong, Black & White e Sunny), publicado em 2012 na revista japonesa Brutus. 

O que me levou a escolher justamente esta matéria? Bem, Daisuke Igarashi é um dos meus autores favoritos. Quem acompanha o blog sabe que já analisei várias obra dele, como Witches, Little Forest (parte um e parte dois), Kabocha no Bouken, Spirits Flying in the Sky e Umwelt (pretendo escrever mais obras em breve). Ele é um nome premiado no Japão, mas é quase que totalmente desconhecido no Brasil. Muitas obras dele, como Children of Sea e Witches foram publicadas em vários países. Quando analisei Witches em 2013 não havia nenhum mangá dele disponível em português, seja publicação oficial ou pelo trabalho de "scanlators". Felizmente, recentemente pude perceber que duas obras suas já encontram tradução para o português na internet, o que é bom e demonstra que o interesse pelo autor vem aumentando. Quem sabe não podemos ter uma publicação oficial algum dia?

Quanto a Taiyo Matsumoto, ele é um mangaká de longa data, e de muita qualidade também. Sua realização mais notável nos últimos anos foi a adaptação de uma obra sua em 2016, Ping Pong, dando origem ao anime muito aclamado Ping Pong the Animation. Além dessa obra, ele é autor do icônico Black & White, que inclusive já foi publicado no Brasil no início dos anos 2000 pela Conrad.

Tayo Matsumoto e Daisuke Igarashi 

Eu escolhi esta conversa justamente pelo qualidade dos participantes, dois grandes nomes do universo do mangá. Além disso, é sempre bom ver o que os autores andam pensando, principalmente sobre suas obras e de outros artistas. Neste diálogo é notável o respeito mútuo e a cordialidade, mostrando que ambos são apreciadores da obra um do outro. Além claro, sempre é bom conhecermos mais dos autores que gostamos. Espero que apreciem! Lá vai:

Matsumoto: Eu meio que sinto que você saiu do nada. Eu tenho desenhado mangás por cerca de vinte e cinco anos, mas você realmente me surpreendeu. Eu ouvi pela primeira vez o seu nome quando Witches saiu, e no início eu pensei que você era ainda novo na cena. Esse cara é simplesmente incrível, eu pensei – era tão polido e tudo o mais. Eu estava um pouco preocupado comigo mesmo.

Igarashi: Eu descobri você quando eu era um estudante. Seu trabalho estava sendo apresentado em uma revista ou algo assim, e quando eu vi os desenhos das capas de seus mangás eu pensei comigo mesmo, “isso é realmente bom, este é o meu tipo de arte”, mas eu pensei que provavelmente eu seria influenciado por ele se eu lê-lo. Esse tipo de medo superou tudo, então eu evitei o seu trabalho por um longo tempo. (risos) No entanto, hoje eu leio o seu trabalho apenas para roubá-lo. 

Matsumoto: Eu não posso dizer se você foi influenciado quando eu olho o seu trabalho. Com a maioria dos artistas de mangá você pode ver que, “oh, este artista é um fã de Katsuhiro Otomo, este é um fã de Yumi Tada.”. Com a sua arte, porém, eu não posso dizer. Você me deixa perguntando a mim mesmo, “em que artista esse cara se inspirou?” Você é original, acho que é o que eu estou dizendo. Hmmm... É como se você tivesse vindo ao mangá por meio da pintura.

Igarashi: Comecei querendo atrair menos idiossincrasia. Estou vendo o mundo através dos meus olhos, então, inevitavelmente há todos os tipos de tiques pessoais presentes nos meus desenhos, mas eu acho que a arte deve ser algo que todos os diferentes tipos de pessoas possam ver com poucas dessas idiossincrasias. Meu artista de manga favorito teria que ser Hinako Sugiura. Eu também costumava ler Akira Toriyama e Rumiko Takahashi..

Matsumoto: As pessoas mencionam muito o conhecimento de Sugiura sobre o período Edo, mas ela também pode realmente criar um mangá. Seu uso de palavras. Eu realmente gosto daquele que ela fez sobre Hokusai. Eu esperava encontra-la algum dia.

Igarashi: Ah, você quer dizer Sarusuberi. Esse é o meu favorito dela também. Em termos da direção atual que eu entrei, eu diria que Hayao Miyazaki foi a maior influência. Quando eu vi Totoro, eu meio que percebi isto, uau, então você pode fazer este tipo de coisa. Não havia muita conexão entre o material que eu gostava e o mangá/desenho, então Totoro me ajudou  aperceber que está tudo bem em me concentrar totalmente em desenhar mangás sobre coisas como, digamos, claro, um pouco de água fria.

Sunny de Tayo Matsumoto
Matsumoto: Houve uma vez que eu estava conversando com o animador Shoji Morimoto sobre como você é ótimo, e o que ele disse foi que você realmente entende plantas e animais. Como, suas folhas são folhas, seus gatos são gatos - isso é o que é incrível. Quando um artista desenha uma folha, Morimoto diz que tem que entender as folhas. Eu concordei com ele, mas realmente colocar isso em prática é uma história diferente, e é por isso que ultimamente tenho tentado não desenhar coisas que eu realmente não entendo. Seus gatos são tão fofos, eles apenas se sentem bem. Eu entendo como fazer isso em teoria, mas eu ainda não posso realmente desenhar assim.

Igarashi: Seus gatos são realmente parecidos com gatos, embora eu não ache que eu realmente compreenda muito quando eu desenho.

Matsumoto: As imagens do mangá são símbolos usados para desenvolver uma história, e nossos predecessores inventaram uma maneira de desenhar um gato quando uma história chama por gatos e uma maneira de desenhar uma expressão facial preocupada quando os personagens estão preocupados, etc, por isso é realmente fácil cair no hábito de apenas imitar isso e desenhar gatos sem olhar para um gato real. Você, porém, parece que você realmente observa gatos, ou qualquer planta ou animal, quando você os desenha.

Igarashi: Estou muito feliz em ouvir você dizer isso.

Matsumoto: Por exemplo, em Children of the Sea, quando Ruka está andando de bicicleta na chuva, você pode praticamente cheirá-la. É esse tipo raro de manga onde você pode realmente cheirar a maré, você pode sentir o cheiro do concreto.

Igarashi: Eu mais provavelmente atribuiria isso ao leitor ser receptivo. Quando eu desenho, eu tento pensar nisso mais como se estivesse esboçando alguma coisa, então eu faço o meu melhor para continuar olhando para o meu material de base, painel a painel, recriando a imagem em minha cabeça. Para um leitor que não sabe o que se sente quando você está de pé à beira-mar - o cheiro, a sensação de abertura, o medo - eu não acho que seja possível uma cena destas ser verdadeiramente tocante, razão pela qual eu realmente sinto que estou deixando o leitor com toda a responsabilidade. Eu pelo menos tento juntar imagens usando sentimentos que de alguma forma soam verdadeiros para mim. Quando eu comecei a ler Sunny, no começo eu não sabia como lê-lo. Gostei do seu trabalho anterior, Takemitsu Zamurai, mas quando comecei a ler Sunny da mesma forma, tive dificuldade em “entrar” nele. Então, em torno do capítulo quatro eu comecei a encontrar-me e realmente compreendê-lo. Apenas uma vez eu comecei a prestar atenção em algo dentro de mim - essa coisa que tenho em comum com o mangá - eu realmente comecei a "entender" Sunny.

Matsumoto: Na verdade, várias pessoas me disseram que é difícil entendê-lo.

Igarashi: Eu realmente gostei da história sobre Shosuke ficar perdido. Eu sou do tipo que gosta de ler meu mangá favorito repetidas vezes, e eu realmente me encontro voltando ao seu trabalho o tempo todo.
Children of the Sea de Daisuke Igarashi
Matsumoto: Obrigado. Sunny é baseado numa experiência pessoal. Eu nunca costumava falar muito sobre quando eu morava separado dos meus pais, mas agora eu acho que eu posso finalmente olhar para trás e realmente ter um bom olhar sobre esse período. Eu acho que eu precisava de tempo para colocar alguma distância entre eu e essa experiência, a fim de transformá-la em mangá. Eu comecei com esse tipo de hesitação, mas depois de desenhá-lo por um tempo, eu vim a sentir que os personagens são realmente tudo de mim. As crianças deixadas no orfanato, os pais que as deixaram lá, as pessoas cuidando delas no orfanato - todas elas são eu.

Igarashi: Os personagens são todos tão expressivos.

Matsumoto: Até certo ponto, eu comecei Sunny planejando os personagens. Você tem o garoto que age puramente pela emoção, você tem o garoto lógico, etc. Tendo tantas crianças diferentes no elenco, eu tive que tentar manter as coisas equilibradas. Quando você está montando ums peça de ficção, você não pode ter uma equipe inteiramente composta de centroavantes, não é?

Igarashi: Lendo seu mangá, você realmente não tem a sensação de que foi planejado. É muito orgânico, o que é provavelmente uma coisa realmente boa. Ouvindo você agora, eu posso ver que obviamente você realmente planeja seus personagens, mas não se sente assim. Talvez seja porque as emoções dos personagens são realmente suas emoções.

Matsumoto: Quando eu comecei a desenhar, comecei a lembrar de minha infância... Talvez um pouco mais do que eu gostaria. (Risos) Havia um monte de ressentimento que saiu de mim, você vê. Você começa a se confundiram com meu mangá. E, no entanto, eu não me lembrava do meu passado quando estava fazendo Tekkon Kinkreet. Quando eu leio Children of the Sea, eu imagino que Kai e Sora são você, mas você realmente pensa na experiência pessoal quando desenhou seu mangá?

Igarashi: Experiência pessoal real é um pouco crua demais, então eu tenho que colocar distância entre ela e meu mangá, fazendo coisas como tornar meus personagens meninas. Caso contrário, o mangá ficaria muito atolado em coisas feias e embaraçosas.

Matsumoto: Recentemente eu comecei a botar tudo para fora e romantizar em meu mangá. Eu vou pegar más lembranças e transformá-las em histórias felizes em meu, pelo menos até um ponto. De qualquer maneira eu não quero insultar o leitor. (Risos) Os personagens dizem coisas que eu queria dizer, mas não podiam, e não dizem as coisas que lamento dizer. Às vezes parece que estou reescrevendo minhas memórias.

Igarashi: Você sabe, eu acho que o que você está desenhando são emoções. Eu realmente não faço isso. Se eu tentar capturar algum tipo de emoção, algo me impede de desenhá-la objetivamente. É assustador, então eu tento ficar longe desse tipo de coisa, e talvez isso faz meu trabalho parecer distante. Tudo que eu realmente queria desenhar era cenário, então eu não sou muito bom em desenhar a expressão humana e tento evitá-lo quando posso.

Black & White de Tayio Matsumoto
Matsumoto: Eu não acho que você seja ruim em desenhar expressões emocionais, mas é verdade que você as mantém à distância. Mas é talvez isso é o que os seres humanos sejam realmente. No mangá, as pessoas tendem a desenhar com mais exagero, sabe? As pessoas terão seus personagens utilizando "Huh ?!" como um símbolo de surpresa, quando na realidade, se uma pessoa diz isso, ela não está realmente surpresa. Considerando que em Children of the Sea há todos os tipos de coisas surpreendentes acontecendo, mas eles não mostram isso em seu rosto, apenas mantém dentro deles. Para dizer a verdade, eu estava meio assustado em te conhecer. (Risos) Ao ler o seu mangá, tenho a impressão de que você deve saber tudo o que há para saber sobre o universo.

Igarashi: Bem, eu obviamente não sei tudo sobre o universo. (Risos) Eu quero que meu mangá seja atraente, então eu tento fazer parecer que eu sei do que estou falando.
Eu acho que seu mangá é realmente manga. Quando eu leio alguém com mais estilo gekiga, a história e a arte podem ser muito boas, mas não se sente como mangá. Com seu mangá, porém, a arte é muito legal, mas ainda consegue ser realmente mangá. Eu acho que é uma forma abstrata de colocá-lo, mas de qualquer maneira, eu estou realmente com ciúmes disso. Eu tento o meu melhor para fazer o meu trabalho também, mas...

Matsumoto: Bem, para mim, quando você apareceu na cena eu percebi que o alcance do que o mangá pode fazer era bem mais longo do que eu pensava. Foi como "Uau, então você pode ir tão longe!" Você me fez pensar que tipo de preparação precisava fazer para levar um mangá tão longe. Como dissemos anteriormente sobre a compreensão de plantas e animais, quando você desenha baleias, você pode até mesmo sentir a textura. Eu gostava de desenhar baleias, mas agora sinto que nem deveria tentar mais. (Risos)

Igarashi: Eu tenho uma maneira oposta de perceber isto: eu me esforço para realmente estudar as coisas antes que eu me sinta pronto para desenhá-las, então eu acho que isso realmente restringe meu desenho. Eu gosto muito de suas baleias, elas realmente se parecem com baleias.

Matsumoto: Eu acho que eu gostaria de tentar desenhar como você faz um dia desses, mas, quando você desenha uma cena sob o mar, apenas lê-la parece que eu realmente fui lá, debaixo do mar. Você pode realmente sentir o medo de como você continua indo para baixo mais profundamente. Não qualquer um pode fazer isso.

Igarashi: No final, manga realmente é composto de símbolos. Quando você começa por baixo, minhas coisas são símbolos também, mas eu tento o meu máximo para fazê-las funcionar como imagens. Eu acho que você é da mesma maneira. Seu trabalho é uma espécie de imagem, se você sabe o que quero dizer - mesmo nas histórias e nas palavras, parece uma imagem. Eu invejo a forma como cada painel é um quadro em si.

Matsumoto: Eu gosto do seu trabalho, mas você sabe de quem mais eu gosto? Fumiko Takano. Você olha para o seu trabalho, e tem essa virilidade - como ela pode desenhar uma única linha e realmente usar todo o seu potencial, você sabe?
Igarashi: Sim, é impressionante.

Matsumoto: Eu gostaria de poder fazê-lo. A forma de como ela pode ir longe com o mínimo de traços de caneta.

Little Forest de Daisuke Igarashi
Igarashi: Você pode sentir também a textura das linhas. Fumiko Takano pode ser a verdadeira perfeccionista na busca do mangá. Se ela desenhasse um mangá de ação, por exemplo, eu sinto que ela dominaria artes marciais até certo ponto antes de se sentar para desenhá-lo. Levaria muito tempo, mas acho que ela provavelmente faria isso.

Matsumoto: Sim, falar com Takano é como ser um jogador amador falando sobre beisebol com Ichiro (um famoso jogador de beisebol japonês). Falar com você é o mesmo para mim. É assustador, na proporção de quanto respeito eu tenho para você.

Igarashi: Eu? Eu duvido que eu seria capaz de desenhar uma única linha como Takano se minha vida dependesse disso. Eu faço tantas descobertas quando volto e releio seu trabalho, e eu sou capaz de ver cada vez mais nela enquanto eu amadureço. Nausicaa do Vale do Vento é da mesma maneira - deprimentemente bom.

Igarashi: Acho que tenho algumas noções bastante fixas sobre mangá, para mim há uma maneira correta de fazê-lo, e eu não posso fazer a minha mente divergir disto. Eu sinto que realmente manga é algo para pessoas mais talentosas do que eu, então eu tenho que ir e fazer a minha própria coisa se eu quero ter uma chance contra esses caras. Minha sensibilidade particular realmente não funciona se eu tentar fazer qualquer tipo de mangá. Eu não tenho certeza ainda qual é a resposta.

Matsumoto: Minha série anterior foi Takemitsu Zamurai, onde eu realmente fantasiei com poderosos espadachins batalhando, e acho que talvez seja porque eu fiz isso com Sunny, onde o fato e a ficção são misturados.

Igarashi: Ah, você está certo, Takemitsu Zamurai tem um formato bonito. Eu não tinha percebido que em tudo. (Risos) Para mim, acho que se vou desenhar mangás, devo levá-lo em direção a desenhar coisas que me interessam. Eu acho que talvez eu realmente queira surpreender as pessoas, e eu fico tão preso que eu não presto muita atenção para atrair as pessoas. Acho que você consegue encontrar um bom equilíbrio. Queria poder fazer isso.

Matsumoto: Eu acho que o que eu faço é transformar as pessoas em personagens. Em seu trabalho, por outro lado, as pessoas existem como pessoas. Com as crianças em Sunny, eu sei que esse personagem diria isso, e esse personagem diria isso, mas as crianças não são tão claramente definidas na vida real, são? Meus personagens não são completamente Nobita e Giant, mas tampouco eles ainda não são reais. Isso pode ser o que forma o meu mangá. Eu gostaria de ser capaz de ter um personagem idoso algum dia, mas se eu fosse tentar agora ele só iria sair como falso. Espero que um dia eu seja ser capaz de fazer um personagem velho que pareça realmente humano.

Ping Pong the Animation, anime baseado na obra de Tayio Matsmoto
Entrevista retirada do seguinte endereço eletrônico:
https://mangabrog.wordpress.com/2013/03/15/24/

Postagens mais visitadas