Café com Anime - Mahoutsukai no Yome Episódio 7


Bem vindo à Sétima Edição do Café com Anime! Eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e Fábio "Mexicano" do  Anime21 conversamos um pouco sobre o sétimo episódio de Mahoutsukai no Yome. Sente-se e aprecie uma xícara de café enquanto lê o nosso bate-papo!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. Se você tem interesse em entender melhor o projeto, recomendo que leia a postagem introdutória da inciativa: 

Café com Anime - Uma nova iniciativa do Dissidência Pop para esta temporada de Outono de 2017

O Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Mahoutsukai no Yome, enquanto o É Só Um Desenho ficou responsável por Kino no Tabi: The Beautiful World. Já o Finisgeekis publicará nossa conversa sobre Girl’s Last Tour. E no Anime21, temos as discussões sobre Children of The Whale e Animegataris.


Também é possível acompanhar o Café com Anime e as conversas publicadas por aqui: Análises Semanais - Café com Anime, onde há um menu para acessar todos os episódios analisados, a medida quem forem lançados.

Chega de papo-furado e vamos à análise do 7º episódio de Mahoutsukai no Yome:



Gato de Ulthar-

Nossa que episódio! Parece meio repetido, mas esse anime continua surpreendendo muito positivamente! Ele me vários pontes de grande atenção. Como no episódio passado, vou fazer um apanhado dos pontos principais. Vejamos:
Chise finalmente está aprendendo magia formalmente, agora sim ela é uma "mahoutsukai". E caramba, Chise ficou muito ativa e decidida, agora mesmo não dá para chamar ela de "donzela indefesa", nocautear a Alice a amarrar ela foi muito engenhoso.
Agora sabemos que o Renfred estava sendo chantageado mesmo, e vemos que ele sua discípula são uma espécie de Elias e Chise dos feiticeiros...
E que final com gostinho de quero mais? Quero ver o Elias em modo Berserk .
O Black Dog parece ser um personagem interessante, e pode ser um palpite meu, é provavel que protagonize um triângulo amoroso com Chise e Elias, algo bastante sutil...

Vinicius Marino

Mahoutsukai no Yome titubeou um pouco ao arranjar "ganchos" para seus finais até agora. Neste episódio, no entanto, preciso admitir que ele encerrou com pompa e glória. É um daqueles finais que nos fazem roer de ódio por não ter a série inteira para maratonar.

Diego

O Elias fala para a Chise não se meter em encrenca. Ela vai lá e se mete em encrenca. Surpreende alguém? :smile: Mas sim, foi um ótimo episódio, e de fato agora eu mal posso esperar para o próximo. Mas eu me pergunto se o Elias terá alguma chance contra aquele feiticeiro, nem tanto por duvidar das habilidades do Elias, mas por duvidar que a história possa se livrar de seu primeiro maior antagonista assim tão fácil.

Fábio "Mexicano"

Quero que o Elias engula aquele feiticeiro com farofa. Sério, que temporada ruim para vilões, hein? Renfre e Alice eram interessantes, mas não duraram nada, logo ficou claro que estavam apenas sendo chantageados. Se tivessem permanecido mais tempo em território cinzento eu teria ficado curioso sobre eles, teria sido interessante. Mas o moleque? Aquele que só destrói tudo, faz pouco caso dos outros, mata e ainda ri? Já basta Kino com suas caricaturas nada sutis e Animegataris com aquela droga de Conselho Estudantil - e não vamos nos esquecer de Kujira, o campeão em vilões desinteressantes, que só servem para dar raiva. Dos animes que eu estou assistindo, tem dois que não estamos comentando e não sei se vocês estão assistindo com vilões interessantes: Inuyashiki, que o vilão é um humano como esse feiticeiro aparentemente é, mas ele não é uma pessoa insuportável, o anime mostra a queda toda dele e ao mesmo tempo em que isso não serve para perdoá-lo por seus crimes, é possível sentir empatia por ele; o outro é Houseki no Kuni, cujos vilões são criaturas absolutamente incompreensíveis, fantásticas, quase uma força da natureza - algo assim faria sentido em uma história mágica como Mahoutsukai também.
Mas tirando o vilão insuportável (na torcida aqui para que ele morra logo!), o episódio foi muito interessante, e eu adorei ver a Chise mais pró-ativa. Ela continua completamente submissa ao Elias, mas essa é sua condição trágica, não espero que mude tão cedo, só me incomoda quando o anime romantiza isso, mas isso é outro assunto e não foi o caso nesse episódio de todo modo.

Gato de Ulthar-

Não creio que o vilão seja ruim só pelo fato de destruir e matar e ficar rindo depois. Isto é até muito comum de acontecer e não considero uma caricatura. Pelo que deu para perceber desde o arco do País dos Gatos, ele é realmente alguém que gosta de pesquisar e não possui nenhum escrúpulo aos meios usados para desenvolver suas pesquisas. Ele é mais irritante do que qualquer outra coisa, mas não é caricato nem inverossímil, ao meu ver. E também quero que ele morra logo! É um palpite, mas creio que Elias ganhará essa batalha, mas não a guerra. Acho difícil o feiticeiro escapar do modo berserk do Elias ileso. Ao meu ver, o patife escapará para efetuar um ataque sorrateiro posteriormente, faria mais sentido. Ou talvez a Chise faça o Elias não o matar para poupar a vida dele ou algo do gênero, como as vezes acontece na ficção.

Fábio "Mexicano"-

Eu disse que a temporada está ruim para vilões, e que o moleque é desinteressante. Qual é, o que se pode esperar dele, senão sempre o pior? Isso não é interessante.
Não tenho vontade de descobrir mais nada sobre ele, não acho que ele tenha potencial para ser nada além de cada vez mais vilânico e maligno. De fato, se depois de tudo Mahoutsukai me viesse com uma história que, ainda que só um pouco, de longe, segundo uma interpretação muito específica, o fizesse mais humano ou tentasse redimi-lo eu ficaria ofendido. Ninguém faz tudo o que ele fez pra depois a história dizer "ah gente mas também não é bem assim".

Vinicius Marino

Estou acompanhando o mangá de Inuyashiki e posso corroborar o julgamento do Fábio. Cito também Shokugeki no Souma, que acaba de trazer seu maior vilão até agora. Embora ele seja caricato (como tudo na série), possui alguma profundidade, e desempenha uma função para entendermos melhor as outras personagens.
Mas voltando a Mahoutsukai, acredito que a presença de um vilão nesses moldes não "orna" justamente porque seu mundo é aparentemente tão amoral. Num universo em que tudo é parte da "natureza" e tem um propósito, é difícil comprar um sujeito tão unidimensional.
Obviamente, no grande plano das coisas ele é um detalhe bem pequeno, e não me incomodou de nenhuma forma. Mahoutsukai é o tipo de anime que traz tanta coisa fascinante por episódio que, para se focar no ruim, é preciso fazer uma escolha deliberada.
Cito a forma "beserker" do Elias e o cão negro como destaques. Kore Yamazaki, autora do mangá, possui um talento fora de série para character designs (sobretudo de monstros), e esses dois foram alguns dos melhores até agora.

Fábio "Mexicano"-

É por aí mesmo, o vilão é irritante mas desde que morra logo ou apareça pouco tudo bem. Caso se torne um vilão recorrente aí vou ficar incomodando de verdade

Gato de Ulthar-

Como o Vinicius destacou, o "Black Dog" foi um destaque do episódio. Então, quero saber qual a opinião de vocês sobre este personagem em específico. Acham que ele será importante para trama? Eu particularmente acho que ele terá uma forte relação com a Chise, tanto pelo fato dele ter salvado a vida dela e dela ter ajudado ele a curar seus ferimentos, como por ela parecer a irmã do cachorrão. Pelo que o Elias deixou subentendido, ele virou o Black Dog há pouco tempo, então ele poderia muito bem ter sido humano antes de virar o que virou. Parece até um lobisomem.
Eu tenho um palpite, posso estar errado, mas vamos lá! Acho que esse cachorrão pode ser o familiar da Chise, lembram que o Elias cantou essa bola no começo do episódio?

Diego

Tenho o mesmo pensamento que você, Gato, que o cachorro ai vai virar o familiar da Chise. Parece um personagem complexo demais para existir por apenas um ou dois episódios, e o melhor papel para ele certamente seria o de familiar.

Fábio "Mexicano"

Ele aparece na abertura, na casa, do lado da Chise, o assunto foi mencionado no episódio que ele surge, ele fica fazendo ligações entre a Chise e a garota que ele amava, a Chise salvou e protegeu ele, é óbvio que ele vai ser o familiar.

Vinicius Marino-

Sim, acho que não é nenhum spoiler dizer que ele será o novo familiar da Chise. Gostaria só de fazer uma digressão sobre o monstro em si. Embora menos "badalado" que fadas, bruxas e vampiros, o Cão Negro é uma personagem bastante popular no folclore também. Ele é a inspiração do Cão dos Baskerville do Sherlock Holmes e também do Barghest, monstro que encontrou lugar em vários RPGs
Achei peculiar o fato dele ser, originalmente, humano. Não me lembro direito das lendas sobre o Cão Negro. Isto é uma característica já presente nas histórias? Da forma como foi mostrado no anime, ele me pareceu saído de Wolf's Rain, um cão "vestindo" um rosto humano na companhia dos outros.

Gato de Ulthar-

Outra coisa que eu queria comentar com vocês é sobre o "ser" que atacou a Chise no cemitério, e foi destruído elo Black Dog. Não sei se é originário de algum folclore ou da literatura, mas é interessante a característica de não poder respondê-lo. Foi uma cena bastante tensa! Percebe-se be que Chise não atrai somente criaturas do bem.

Vinicius Marino-

Na verdade, ele me pareceu uma criatura bem Studio Ghibli. Esse corpo preto de gelatina me lembrou o Sem Rosto de Chihiro ou o javali demônio de Princesa Mononoke.
Gostei particularmente dos olhos, que parecem um misto de aracnídeo com o HAL 9000 do Kubrick.

Diego

sinceramente, ele me lembrou aquele monstro que rouba rostos no desenho Avatar: The Last Airbender. Não sei se por ventura ambos possuem uma mesma inspiração em alguma criatura mitológica, mas achei ambos bem parecidos.

Fábio "Mexicano"-

Era um monte de piche com rosto, pra mim era a mesma coisa que a Chise purificou no país dos gatos, lol

Gato de Ulthar-

O Fábio acabou com a magia da criatura ^^
No comecinho, antes da coisa criar forma, eu também pensei que era a corrupção que a Chise purificou, mas quando ela se transformou eu já vi que era algo diferente.
Outro tema que quero levantar.
Neste episódio deu pra ver que a Chise evoluiu muito em seus conhecimento sobre magia. Tirando a poção que ela errou na mão, parece que ela está evoluindo muito bem, tanto pessoalmente como tecnicamente. Vocês acham que a partir de agora o anime vai mostrar mais deste aprendizado prático de magia, com a Chise realizando novas magias e poções? Ou simplesmente a obra vai ignorar este fator didático e simplesmente mostrar a Chise cada vez mais apta no uso de seus poderes mágicos?

Fábio "Mexicano"

Errar na medida da poção é ok, eu não esperava que ela fosse super competente em tudo sempre. Conseguir dar utilidade para aquilo, pensar rápido, isso é outro nível. Gosto dessa Chise.

Vinicius Marino-

Depende do que você entende por "magia". Como o Elias tem explicado, Sleigh Beggys como a Chise são tão poderosas magicamente que acabam destruindo seus próprios corpos. Por conta disso, ela provavelmente terá muito menos contato direto com feitiços e afins que outros magos "normais ". Creio que a alquimia foi uma solução elegante para ela conseguir adentrar nesse mundo de sortilégios sem precisar conjurar magias stritu sensu.
Sobre quanto do aprendizado realmente será mostrado, preciso dizer que não me lembro direito dessa parte, muito embora tenha lido o mangá hahaha.
Gostaria que o anime tomasse seu tempo e não apressasse as coisas desnecessariamente, no entanto.
Como disse em uma das nossas outras discussões, acho que esta é uma história que merece um andamento mais contemplativo.

Fábio "Mexicano"-

Eu não espero ver aulas em si, apenas ser informado sutilmente de que ela está aprendendo, como esse episódio fez. Quanto a isso, nota 10

Gato de Ulthar-

E não podemos nos esquecer que ela recebeu um anel que "restringe" os seus poderes. Esse é um recurso bastante usado na ficção quando alguém não quer ou não deve liberar todo o seu potencial, mas que sempre numa ou outra hora o mecanismo falha e alguma confusão acontece.

Fábio "Mexicano"-

Isso ou vai servir pra ela tirar e liberar seus poderes quando necessário (e quando ela souber controlá-los), ou para ele convenientemente quebrar-se ou perder-se no pior momento possível

Diego-

Acho mesmo mais provável a segunda opção, que eventualmente o anel não poderá restringir o poder dela e ela acabará liberando um monte de uma vez. Já sobre o futuro, não espero que o anime mostre longas aulas sobre o funcionamento da magia ou coisa do tipo. Mas alguns momentos mostrando a Chise treinando e aprendendo são bem vindos.

Gato de Ulthar-

Uma última pergunta. Neste sétimo episódio tivemos um desenvolvimento maior da personagem Alice, e consequentemente do feiticeiro Ranfred? Vocês acham que o relacionamento dos dois é parecido com o da Chise com o Elias? Pelo que deu para perceber, Alice possui uma grande dívida de gratidão para o seu mestre, a qual pode também ter virado um começo de um sentimento mais profundo. E complementando, vocês creem que eles são apenas personagens colocados para dar um contraste em relação à Chise e o Elias, ou são (ou podem) vir a ser personagens interessantes.

Fábio "Mexicano"-

Essa também é uma questão que nem é questão, o anime apenas empurra isso: a relação entre a Alice e o Renfred é semelhante à relação entre a Chise e o Elias. Não os conheço o suficiente para dizer se sim ou se não, mas ela disse isso, então deve ser isso. Pelo menos, deve ser semelhante à impressão que a Alice tem do que seja a relação entre os protagonistas, que é fundamentada inteiramente em uma cena só, se eu entendi: aquela em que a Chise se solta dela e responde porque prefere continuar com o Elias apesar de tudo.
Pessoalmente, a essa altura acho que pode ser ou pode não ser semelhante, não dá para afirmar nada, do ponto de vista de um expectador. Mas no desenvolvimento da relação entre os dois eu espero ver a confirmação disso - ou o desmentido. Em qualquer caso, narrativamente bem fundamentado. Por fim, sim, acredito que eles estejam lá para espelhar a relação entre o Elias e a Chise, isso é uma técnica bastante comum. Não precisamos daí assistir todo o desenvolvimento entre os dois para saber o que é ou para onde está indo, há aquele outro casal ali que é uma representação para os dois "no futuro". Pode servir também para nos fazer aceitar mais facilmente coisas à princípio difíceis de aceitar, "porque é assim com Alice e Renfred".

Vinicius Marino-

Parte do que eu vejo na relação dos dois é a devoção mestre/discípulo bastante comum na ficção japonesa. Uma relação que não é apenas discente, mas um verdadeiro serviço pessoal. (Há um detalhe extra, mas dizer isto agora seria spoiler)
Agora, tendo lido outros mangás da Kore Yamazaki posso dizer que ela é um pouco obcecada por relações assimétricas e figuras maternas/paternas postiças Há uma profunda "carência" em suas personagens, que as levam a fazer coisas, às vezes, muito mais loucas que a Chise.
Então acredito que seja um toque autoral da criadora, em certa medida.

Fábio "Mexicano"-

"Relação assimétrica", esse é o termo! Saber que isso é típico da autora faz com que seja mais fácil aceitar em Mahoutsukai. É como se fosse um fetiche. É bom saber disso, obrigado!

Diego-Hoje às 10:33

Pra ser franco, eu preferiria que o relacionamento de ambos NÃO fosse do mesmo "tipo" que o da Chise com o Elias, somente porque não sou grande fã de repetições. O fato de ser tirado meio que "do nada" pra forçar simpatia pela personagem também não ajuda. Preferiria que a série enfatizasse as diferenças das relações, acharia mais interessante do que apenas repetir uma dinâmica que já temos.

Gato de Ulthar-

Também gostaria de ver que Alice e Ranfred apenas não fossem só mais um "Chise x Elias", mas que possuíssem uma característica própria. Isso ainda é possível de acontecer, já que não sabemos muito ainda da personalidade dos dois, e pelo que parece, pode ser mais complexo do que aparenta.
De qualquer forma, só o futuro irá dizer algo sobre isso. Então, fiquemos por aqui com mais um Café com Anime e até a próxima!

Postagens mais visitadas