Café com Anime - Mahou Shoujo Site 2


Bem-vindos a mais um Café com Anime, sobre o segundo episódio do polêmico anime Mahou Shoujo Site. Eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e Fábio "Mexicano" do  Anime21, nos reunimos do Café com Anime desta semana para conversar sobre esse excêntrico Mahou Shoujo.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

CAFÉ COM ANIME - ESCOLHAS E EXPECTATIVAS PARA A TEMPORADA DE ABRIL DE 2018.


Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Mahou Shoujo Site, enquanto o É Só Um Desenho ficou responsável por dois animes, Legend of Galactic Heroes e Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. Já o Finisgeekis publicará nossas conversas sobre Cardcaptor Sakura: Clear Card-Hen. E no Anime21, temos as discussões sobre Hisone no Maso-tan



Gato de Ulthar-

Um episódio verdadeiramente OK em todos os sentidos, eu gostei dele. Eu já esperava algo do gênero, depois de um episódio movimentado e crítico como o primeiro, seria normal um segundo episódio com mais conteúdo expositivo, para situar quem estiver assistindo nas regras do anime, e a Yatsumura fez isso muito bem, como "mentora" da Asagiri. E olha, eu gostei dela, pode parecer meio manjado o discurso dela de querer se livrar de toda a escória, mas muito provavelmente a vida não foi nada fácil com ela, e eis que surge a possibilidade de uma amizade verdadeira num contexto onde não se pode confiar em ninguém, uma vez que a primeira inimiga "mágica" do anime foi uma companheira sua que surtou em virtude de ter descobrido sobre a famigerada "tempestade". Estou curioso para ver onde essa relação vai dar.
O episódio também foi bom para entendermos um pouco mais do mundo de Mahou Shoujo Site, sabemos que as garotas podem acumular bastões, que há um limite de uso da magia antes do corpo entrar em colapso, o que pode ser visto do sangue escorrendo de uma parte do corpo e da tatuagem que vai desaparecendo, e que não dá para confiar em todo mundo.
Além disso, esse episódio deu uma boa maneirada na violência, só com o corte do pescoço da encrenqueira no começo do episódio e a luta na metade final, que curti bastante, principalmente a parte que a Yatsumura ameaça enfiar as cigarras na boca da Shioi, uma técnica eficientíssima! E vocês, o que acharam deste episódio?


Vinicius Marino-

Bingo! Os espermatozóides têm a ver com a tempestade.
O estilo de desenho do Kentarou Satou é bem... notável, em muitos aspectos. Nem todos positivos e nem todos fáceis de traduzir às telas. As caretas de suas personagens são muito exageradas. Algumas de suas garotas são curvilíneas a ponto de beirar o grotesco. Quando soube que Mahou Shoujo Site ganharia anime fiquei receoso com o resultado final.
Nem tudo foi bem traduzido, mas fiquei positivamente surpreso com o resultado. De uma maneira geral, esse segundo episódio me deixou com um bom pressentimento do que está por vir.
E essa trilha é do Sawano, não é?

Gato de Ulthar-

Parece né? Mas não é. A trilha é de Keiji Inai, que foi compositor de Hyouka, Btoom!, A Certain Magical Index, Is It Wrong to Try to Pick Up Girls in a Dungeon?, Outbreak Company, etc.
Bom, como faz muitos anos que li parte de Mahou Shoujo Site, pelo menos uns 3 ou 4, me pareceu que ficou bem fiel ao mangá, não consegui perceber erros na tradução á mídia animada. Pelo menos nada que em venha a memória.


Fábio "Mexicano"

A Yatsumura só gosta de mostrar seu perfil esquerdo, é? Reparem, se não tiverem reparado: em todas as cenas em que o rosto dela aparece no episódio, ou ela está de frente, ou estamos vendo o lado esquerdo de seu corpo. Adequado, para um episódio que fala sobre traição e sobre como nem sempre conhecemos tudo sobre alguém. Não confiar em ninguém, nunca - obviamente, não se deve confiar na Yatsumura também, só conhecemos literalmente um lado dela.

Fábio "Mexicano"-

Um destaque de uma cena curta vai para aquela em que a última garota que praticava bullying anda sozinha pelo corredor, começando a enlouquecer. É lógico que pesa contra ela o trauma de uma de suas amigas ter acabado de morrer e outra quase ter morrido bem na sua frente, mas não é só isso que a aflige naquele momento. Talvez nem seja o que mais está pesando na cabeça dela. Valentões e valentonas como ela frequentemente são, apenas do poder aparente que possuem, razoavelmente solitários. Eles se garantem em grupos, mas se um resta sozinho, como ela, já não pode mais nada - não importa quão forte ou assustador possa ser. E naquele momento todos estão falando dela. Certamente alguns estão só comentando porque deve ser o assunto da hora na escola, é algo que desperta curiosidade, mas os comentários maldosos também estão por toda parte, alguns indiretos, outros bem diretos, como quando dizem que ela deve ser "amaldiçoada". Tecnicamente, ela, que praticava bullying com a Aya até um dia antes, agora é a vítima de bullying. Sim, aquilo já é bullying, ou melhor, ijime, que é como é chamado em japonês. O ijime não é necessariamente tão óbvio e violento como o que costumamos associar com bullying, ele pode ser sutil também, e embora o que elas fizessem com a Aya sem dúvida não fosse nada sutil, o que ela está sofrendo agora é sim. Uma das coisas mais perversas sobre o bullying (e o ijime) é como ele se reproduz socialmente. Hoje você é o valentão assediando, amanhã você pode ser o abusado. É preciso quebrar esse ciclo. Não espero nada muito rico sobre o tema em Mahou Shoujo Site, mas é o tema por exemplo de Koe no Katachi, o mangá e filme, e de um curta do Anime Mirai de 2011 chamado Shiranpuri, que é bastante didático sobre isso (parece que existe um filme de 1999 com esse mesmo nome, e sobre o mesmo tema também, mas esse eu não assisti).

Vinicius Marino-

Vale lembrar que o oposto também acontece, quiçá com ainda mais frequência: o bully só vira bully porque sofreu bullying.
E já que estamos falando nisso, devo dizer que acho esse um dos pontos fortes do Kentarou Satou. Suas personagens são odiosas, mas de uma forma ou de outro nós acabamos por entendê-las. Não é dúvida de que todos aí estão errados, mas conseguimos perceber como o ciclo vicioso funciona. Conforme o círculo for se fechando e as garotas carregaram na crueldade umas com as outras, veremos isso com todas as cores.

Diego-

Hey, as valentonas psicopatas foram jogadas de lado e agora teremos garotinhas mágicas psicopatas. Yeeeeey \o/. Mas meu sarcasmo de lado, foi um episódio melhor do que o primeiro. Um gigantesco infodump, sim, mas isso certamente ainda e melhor do que o que tivemos no episódio passado. E agora tivemos um pouco de informação sobre "tempestade" que virá - um evento supostamente cataclísmico que supostamente irá matar todo mundo e a explicação para por ai porque aparentemente se você tentar contar mais do que isso você morre (nem um pouco conveniente para o roteiro, que isso).
Ah, e a protagonista é fresca demais, na moral. "Eu não quero matar ela". A GAROTA TA VINDO COM UMA MARRETA PRA TE AMASSAR A CABEÇA, SUA SONSA! Depois a cabeça vira pudim e vai falar que não tem sorte (quer dizer, falar não vai, mas vocês entenderam :stuck_out_tongue: )

Fábio "Mexicano"-

Ela só não queria matar, ela não disse que não queria se defender, tanto que não ficou parada. Mas sim, é forçar um pouco a barra, mas nada que nunca tenha sido feito antes. Sobre a Tempestade, o que eu entendi é que irão morrer todas as garotas mágicas, não todo mundo. E o meta-conhecimento está de acordo também, supondo que a Tempestade seja o começo do Apocalipse de Garotas Mágicas com o qual Mahou Shoujo of the End começa.

Diego-

Então as duas histórias se passariam no mesmo universo? Isso já foi se quer indicado alguma vez? Ah, e quando eu disse "todo mundo" eu me referia às garotas mágicas mesmo. Em tempo: que raios de sistema quebrado é esse?! As garotas não recebem nenhuma escolha sobre ficarem ou não com os bastões, e vão morrer quando a Tempestade chegar. Eu me pergunto por que diabos o tal do "administrador" precisa dessas garotas, sobretudo porque ele precisa especificamente daquelas infelizes.

Fábio "Mexicano"-

Eu não tenho certeza, o Vinicius pode confirmar, acho que é só fanon por enquanto.
Sobre a motivação do "Administrador": bom, talvez ele precise das garotas justamente para realizar a Tempestade.

Vinicius Marino-

Eu acho que num dos novos capítulos do mangá já apareceu um easter egg. Mas nenhum cross-over definitivo, até onde eu me lembre.
Mas sim, eles se passam no mesmo universo. Aliás, comparando as garotas mágicas-zumbi do Mahou Shoujo of the End com as do Mahou Shoujo Site dá até para ver certa semelhança de poderes.

Gato de Ulthar-

"Sistema quebrado" é um pouco demais né Diego? O Administrador pode ter X interesses com isso. Lembre do Kyubey de Madoka, ele queria garotas mágicas para evitar a entropia do universo, e além disso, a regra é que todas as garotas mágicas virariam bruxas eventualmente, o que é pior que a morte.
O Administrador pode precisar das garotas justamente para causar a Tempestade, como o Vinicius levantou.
Ou apenas precisa de uma fonte de energia, vai saber...

Fábio "Mexicano"-

Para dizer que é quebrado do ponto de vista das garotas mágicas seria preciso antes saber ou assumir que o sistema se importa com elas em primeiro lugar. E eu tenho todos os motivos para duvidar disso. Mesmo que elas morram suas "varinhas" continuam por aí e podem ser usadas por outras garotas mágicas, afinal. O que me deixa curioso em saber o que acontece com as varinhas das garotas mágicas que morrem sem nenhuma outra por perto. Ou antes disso: como elas chegam até as garotas em primeiro lugar. Será que há uma explicação "desse mundo" para isso?

Gato de Ulthar-

Bom, esse administradores possuem poderes paranormais ou alienígenas talvez, pois ainda não sabemos a origem deles. Supondo isso, tecnologia para eles não deve ser um problema, e pare muito simples mover um sistema de logística para encontrar e entregar as varinhas para as garotas.
Além disso, o fato de ser tornar garota mágica é imposto. Em Madoka, as garotas recebiam uma oferta em um momento de crise, o que tornava tudo muito difícil de rejeitar, mas mesmo assim havia uma oferta.
Partindo do pressuposto de que as garotas de Mahou Shoujo Site eram previamente escolhidas e que pouco importava o fato de quererem ou não, os Administradores já poderiam estar dando um jeito de entregar o báculo bem antes.

Diego-

É por isso que eu chamei de quebrado: as garotas não realmente tem escolha. O que me faz pensar porque o administrador simplesmente não dá uma varinha pra cada garota no mundo e fica só sentado esperando, caso ele precise das garotas mágicas pra trazer a tempestade.

Fábio "Mexicano"-

Nem sempre em momento de crise. Madoka e Sayaka receberam uma oferta quando estavam de boa na lagoa na escola (spoilers à parte).
Ele quer as mais fodidas. Porque ou só servem as mais fodidas, ou porque ele não tem varinhas o suficiente então filtrou dessa forma. A gente nem sabe nada sobre ele, é tiro no escuro ficar especulando - embora seja bastante divertido.

Gato de Ulthar-

Mesmo assim não é quebrado. Talve os administradores precisem de uma circunstância em específico para os seus propósitos. Usando novamente Madoka como exemplo, as garotas precisavam passar por fortes emoções e sofrimentos para gerarem energia e evitar, assim, a entropia.
E é como o Fábio disse, provavelmente há uma motivação para selecionar as mais "fodidas".
E bem, especulando um pouco mais, entregar os cajados para as mais ferradas na vida provém mais chances dela acabar usando o báculo contra alguém.
Se entregar um báculo para uma menina que tem uma vida perfeita, qual seria o motivo dela enfrentar alguém ou outra garota mágica?
Claro, estou especulando caso seja necessário uma ter de enfrentar a outra.

Fábio "Mexicano"

Pior: as chances de alguém bem resolvido na vida se virar contra o sistema (ou apenas abandoná-lo) caso descubra seus podres é muito maior. As que estão emocionalmente destruídas sequer pensam nisso.

Vinicius Marino-

Na minha interpretação (que desenvolvi no meu artigo http://www.finisgeekis.com/2018/03/20/sadismo-humor-e-garotas-magicas-a-visao-perturbadora-de-kentarou-satou/ e em outro que está para sair) Mahou Shoujo Site é uma fábula sobre o revanchismo e os "ciclos viciosos" da violência. De como pessoas violentadas se tornam as próximas a violentar. Seja lá qual for o objetivo da admin, ela depende do sofrimento das meninas.
Uma gothic Lolita chega à escola, cachos de parafuso e olhos vítreos. O professor a encara divertido. “Cosplay?” A resposta nunca vem. Em questão de segundos, seus miolos estão espalhados pelo chão…
Se Satou fosse mais politizado, poderia fazer um paralelo com o mundo do ativismo e das seitas (religiosas e seculares) que recrutam pessoas que se sentem ostracizadas.

Diego-

Então... uma versão dark mahou shoujo de Naruto? :stuck_out_tongue: Porque até eu, que nunca li ou assisti Naruto, sei de como ele insiste na questão do "ciclo de ódio" e bla bla bla.

Fábio "Mexicano"

Ciclo de ódio é um pouco diferente, eu acho. O que eu sinto em Mahou Shoujo Site é muito mais pessoal, embora os problemas de fundo sejam sociais. Por isso também prefiro essa abordagem mais do que a proposta pelo Vinicius, com movimentos sociais e seitas religiosas.

Vinicius Marino-

Acho que me expressei mal: eu acho que o problema de MSS é 100% pessoal. Mas é questão é: todos os problemas (de verdade) são pessoais. E o que leva as pessoas a se unir a esse tipo de grupo são questões íntimas. O filme A Onda mostra isso muito bem, retratando como um loser excluído da escola se torna um nazista.
Ninguém vira um fanático (político ou religioso) porque discorda da política externa do país ou acha que a taxa de juros deve ser aumentada em X%. A pessoa sofreu (ou sofre) horrores, e o discurso revanchista dá a ela uma ilusão de poder.
O mangá Zero Eterno, já publicado aqui no Brasil, também mostra esse processo.
A trama se foca nos kamikaze e nos jovens que decidiam se unir às forças. Um deles admitiu que entrou nas forças armadas porque queria parar de apanhar. Era um menino de rua órfão que levava sopapo de todo mundo.

Fábio "Mexicano"-

Eu entendi isso, mas mostrar como pessoas quebradas solitárias se tornam fanáticas em grupo é um pouco diferente de apenas mostrar pessoas quebradas quebrando outras pessoas. Tem forte relação, não tenho dúvida, mas ainda não é exatamente a mesma coisa.

Vinicius Marino-

A diferença é o tribalismo. Mas eu mesmo disse que o Satou não faz esse paralelo. No caso dele, é violência por violência. Na verdade, violência por uma conspiração interplanetária corporativa apocalíptica do seu outro mangá.
Meu ponto é: seria interessante se ele fizesse alguma coisa séria com esse abacaxi, em vez de esmagá-lo com uma marreta.

Fábio "Mexicano"-

É curioso como "conspiração interplanetária corporativa apocalíptica" por muito pouco não serve para descrever Madoka Magica :smile:

Vinicius Marino-

Nada é por acaso :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Gato de Ulthar-

Bom, acho que o anime irá por esse caminho mesmo, violência por violência, e como os pobres coitados, como a Asagiri, tentarão sobreviver em um mundo caótico e cruel que não lhe dá espaço, e que quer te ferrar a cada segundo.
E os verdadeiramente cruéis se entregarão à corrente de ódio.

Diego

Com o agravante de que ela pode sumir com as causas de boa parte do seu sofrimento e só não quer :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino-

Muitas pessoas poderiam sumir com as causas do seu sofrimento se parassem de machucar os outros.
A questão é que ódio, vingança e vitimismo falam mais alto.

Gato de Ulthar-

Se ela sumir com as causa do sofrimento utilizando o seu báculo, nada a diferenciará dos sociopatas que tentaram e vão tentar matá-la.(editado)

Diego-

Ué, a diferença é bem óbvia: ela mataria pra ficar em paz, enquanto que as outras o fazem porque... bom, devem ter seus motivos (ruins, mas né) :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"-

Ela pode mesmo? O que a Aya pode fazer contra o irmão? Vai matá-lo? Que efeito isso teria em sua família, e, por consequência, nela?

Diego-

Meh, mata todo mundo, vai pra um orfanato ou vai viver nas ruas /o/

Fábio "Mexicano"

É um ciclo sem fim, quando você se entrega, quando você reproduz esse ciclo, você não resolve nada. Pode até parecer uma solução temporária, mas no final o resultado nunca é positivo.

Diego-

O "final" dela vai ser acabar morta pelo irmão. Sinto dizer, mas existem limites para o pacifismo. No caso dela, reproduzir o ciclo ao menos garante que ela continue viva.

Fábio "Mexicano"-

Se todo mundo fosse resolver seus problemas matando pessoas teríamos problemas sérios. Sim, algumas matariam por "bons" motivos, outras por "maus" motivos, mas quem é que diz o que é o bem e o que é que é o mal? Claro que não é totalmente relativo, mas muita coisa é sim subjetiva.

Gato de Ulthar-

Assim até que parece fácil né? Quantas mulheres levam décadas para se separarem de maridos abusivos?

Diego-

Ai você está pensando no mundo real. Mahou Shoujo Site não é real.

Fábio "Mexicano"-

No fundo, extrapolando, super-simplificando, pode-se dizer que já é assim que a sociedade funciona. Essa mesma sociedade que gera vítimas como a Aya.

Gato de Ulthar-

O irmão faz parte da família, há um laço afetivo, distorcido mas há, talvez haja possibilidade que ele mude. A morte é a solução final.

Diego-

Não da pra transplantar a moralidade do nosso mundo pra um como Mahou Shoujo Site, onde os personagens são ou bonzinhos ou o diabo encarnado. Num mundo como esse, matar os personagens problemáticos é 100% a escolha certa.

Fábio "Mexicano"-

O irmão é uma pessoa horrível, mas não é assim só porque quer. Ele sofre pressão dos pais. Na melhor das hipóteses, abaixada a poeira da morte dele, se isso vier a acontecer, ela é que será alvo dessa mesma pressão - na melhor das hipóteses!

Gato de Ulthar

Não vejo essa dicotomia em Mahou Shoujo Site. Temos a Yatsumura, ela não exita em matar quem vê como lixo, mas não me parece má pessoa.

Fábio "Mexicano"-

Eu não quero transplantar nada. Estou dizendo que me divirto com histórias assim justamente por causa dos paralelos possíveis, mesmo que forçados.

Vinicius Marino-

Geralmente, o que obras que dissertam sobre isso fazem é dizer que há uma linha, um ponto sem volta. Se você cai ao ponto de banalizar a vida e matar por uma boa razão, você está perdido para sempre. O Justiceiro é o exemplo do superherói que caiu nesse limbo. O Batman, do herói que faz de tudo para não cair.

Fábio "Mexicano"-

E isso obviamente nem as histórias do Justiceiro ou do Batman dizem que é absoluto, mas sim, é a ideia por trás.

Vinicius Marino-

Exato. Não precisa nem ser "morte". Substitua por qualquer vício.
Pode ser, sei lá, roubar. Mentir. Difamar. Coagir a livre expressão do outro.
A partir do momento em que você "joga sujo", você espalha a sujeira. As razões, no frigir dos ovos, não são muito importantes.


Gato de Ulthar-

Já que estamos falando em jogar sujo, o que vocês acham da primeira vilã "mágica" que o anime proporcionou? Será que o seu drama foi convincente? Penso que faz sentido, a menina descobriu sobre a Tempestade, deduziu que era algo perigoso, e como estava fadada a morrer de qualquer forma, focou-se em buscar desesperadamente um jeito de ficar viva, sucumbiu à loucura e ao desespero. Aquele caderninho dela de todas as Mahou Shoujos se mostrou muito útil pra isso.

Vinicius Marino-

Em termos de motivação, ela foi convincente. Mas ela é o típico exemplo de "personagem-Satou" que eu acho difícil de engolir visualmente.

Gato de Ulthar-

Visualmente? Bom, ele é mesmo um tanto exagerado. Ela mesmo diz que escolheu aquela aparência por querer ser mais peituda... Eu ri daquele "boing" que os peitos fizeram quando ela se apresentou.

Vinicius Marino-

Crédito onde é devido, esse está longe de ser o pior busto do Satou. Há uma personagem em Mahou Shoujo of the End que parece feita de gelatina.
Mas não digo nem em tamanhou ou nível de fanservice. As personagens do Satou têm umas proporções bizarras. Algumas parecem mais inumanas que os monstros e garotas mágicas transformadas. (Talvez de propósito?)
Independente do que pensemos sobre seu trabalho, é evidente que ele não é um cara sutil. Seu estilo é tão pesado quando a marreta da assassina de garotas.

Gato de Ulthar-

Parece a Rainha das Fadas em Mahoutsukai no Yome :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar-

Penso que esses visuais exagerados e por vezes pouco humanos possuem seu sentido, são como se fossem caricaturas, onde as principais características são realçadas em detrimento de uma abordagem mais realista. O mesmo se dá com o próprio anime/mangá, onde o autor faz o máximo para levar as características doentias de seus personagens ao limite.

Vinicius Marino-

Vou dizer uma coisa: dada a gravidade dos temas em discussão, uma abordagem realista provavelmente passaria da conta.

Diego-

Sinceramente, me pareceu uma personagem mega-conveniente pra vomitar infodump nas garotas. Ela não só conseguiu achar um "backdoor" no site como lá descobriu uma contagem regressiva (que estava ali praticamente esperando por ela, porque né), deduziu que se tratava de algum evento apocaliptico, e ainda por cima concluiu que a melhor forma de se lidar com isso era matando garotas mágicas e pegando seus cajados. É tanto salto lógico ai que eu não posso deixar de achar uma forçação de barra tremenda.

Gato de Ulthar

Não sei se é forçação de barra. Todos os cajados possuem entradas USB, assim, já foi uma coisa implantada para as garotas eventualmente descobrirem sobre o "easter egg" do site.

Vinicius Marino-

Confesso que foi meio "na lata". Havia outras formas de fazê-las chegar a essa mesma informação. Não o backdoor em si que parece ter sido feito para ser descoberto, mas a decisão de matar as outras garotas.
Estou aqui tentando me lembrar se no mangá houve uma explicação melhor...

Gato de Ulthar-

Claro que foi um "infodump" conveniente, mas não foi irritante nem chato, e serviu bem para situá-las de mais uma nuance de seus problemas.

Fábio "Mexicano"-

Acho que é um estilo visual adequado ao estilo narrativo da história: é trash sim, pode ter temas sérios ali (e pode-se argumentar que toda história tem algum tema sério, mesmo que mínimo), mas é sim um anime para chocar. A questão então é saber se chocar é ou não uma boa forma de chamar a atenção para temas sérios, e minha resposta reflexa é dizer que sim, mas no final das contas cada caso é um caso. Pode ser porque estou dando atenção redobrada a Mahou Shoujo Site, mas eu tenho conseguido notar muita coisa que me parece "séria", e isso me faz crer que, nesse caso, está funcionando.
Especificamente sobre essa vilã, para ela ser totalmente crível falta apenas a transformação dela. Não sabemos como ela era antes de enlouquecer, não sabemos como se sentiu ao descobrir que estava condenada à morte, não sabemos se matar sempre foi fácil para ela ou se ela precisou se acostumar a isso aos poucos até se tornar essa psicopata digna do pior Coringa (já que já mencionamos o Batman). Acho que isso me faz mais falta do que saber como ela processou a informação que descobriu e chegou a conclusão que todas as garotas mágicas iriam morrer e que a única salvação seria tentar reunir o máximo de varinhas que pudesse.

Gato de Ulthar

Confesso que não me recordo se no mangá é explorado um pouco mais o passado dela, mas tenho uma impressão de que aparece um pouco mais da Shioi Rina antes de pirar de vez, como uma nerd viciada em computadores.
Pelo o que me lembro, o autor sempre dá um pano de fundo para as suas personagens, muito provavelmente, pode ser que o passado sombrio da Yatsumura seja apresentado. Outras garotas também terão seus passados revelados.


Gato de Ulthar-

E o que vocês estão achando da Yatsumura? Pensam que ela será mesmo uma amiga para a Asagiri, ou apenas uma interesseira buscando sobreviver a todo custo? Não li muito do mangá, mas creio que ela faça sentido como uma contraparte da Asagiri, uma sendo o oposto da outra, e ambas precisando de alguém para confiar. Ahh, e me amarrei nessa cena dela cruzando a perna, me chamou a atenção o enfoque da câmera.

Fábio "Mexicano"-

Ela é muito mais sexualizada que a Aya. Deve ter a ver com seu passado.
Aliás, tem, né? Acho que já deram esse spoiler aqui. Enfim.
Como eu disse em meu comentário inicial, o que realmente me chamou a atenção foi como apenas o perfil esquerdo dela foi usado em todo o episódio. Isso tem que ser proposital e tem que significar alguma coisa.

Diego-

Considerando que ela aparece como parceira da Aya no comecinho do episódio 1, cena esta que se passa no futuro da história, acho que podemos confiar nela, pelo menos por enquanto. Ou, se em algum momento ela se revelar uma "vilã", provavelmente será "convertida" de volta pela Aya.

Fábio "Mexicano"-

Mahou Shoujo Site é um anime que precisa de alguém para contar as coisas, porque a protagonista não sabe nada. Estruturalmente, a Yatsumura é necessária. Sem falar que o poder dela é quebrado demais, se a Aya tivesse que lutar contra ela seria derrotada antes mesmo de começar, literalmente. Talvez até a Rina sobreviva e fique por aí. Três é um número bom, é cabalístico, e acho que a química delas é boa.


Vinicius Marino-

O foreshadow que abre o primeiro episódio e todo o material de divulgação já entregam que ela será uma aliada da Aya.
De resto, eu adoro a personagem. É a minha garota favorita nessa obra.
Um detalhe que se tornara relevante mais para a frente: ela usa seus poderes a torto e a direito e tem feito isso há algum tempo. Considerando que os báculos colocam um ônus no corpo das garotas, é de se supor que ela não viverá muito.

Gato de Ulthar-

Bom, já consigo antecipar a história e ver um drama se formando diante da morte da Yatsumura!
Nada súbito, mas uma morte aos poucos, com Aya tendo consciência disso.
Reitero que é só suposição, li pouco do mangá e não chegue perto onde estas questões são levantadas.
Se isso seria bom ou ruim? Eu particularmente gosto deste dramas oriundos se situações sem volta.

Fábio "Mexicano"-

Ah, uma coisa que só agora me dei conta: ok, as garotas morrem. Mas suas varinhas quase certamente continuam existindo, certo?

Vinicius Marino-

Acho que sim, né? A garota psicopata caçadora-de-mahou-shoujo estava com um arsenal inteiro na mochila.

Fábio "Mexicano"

Mas eram de garotas mágicas que ela matou, não que morreram por esgotar sua energia vital usando as varinhas.
Claro, ainda assim me parece óbvia a persistência das varinhas, mas isso se torna uma interessante ferramenta de enredo. Quantos abutres não estariam à espreita só esperando a dona de uma varinha poderosa como essa que para o tempo morrer? É mais prudente do que desafiá-la frontalmente

Gato de Ulthar-

Creio que seja um ponto positivo em Mahou Shoujo Site estas questões dos báculos duradouros, que estendem sua existência e poderes além da vida útil da garota mágica. Geralmente, na maioria dos mahou shoujos, os poderes das garotas são personalíssimos, ou seja, estão estritamente ligados às pessoas que os detém. Assim, essa mecânica de Mahou Shoujo Site é uma benção e uma maldição, acumular vários báculos podem dar uma margem de atuação grande aos detentores, mas o alto consumos dos poderes pode levar a morte em pouco tempo. É uma faca de dois gumes.

Fábio "Mexicano"-

Quero ver alguma garota mágica usar duas varinhas simultaneamente :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar-

Eu também gostaria! E tem vários meio bosta mesmo, aquele cajado que dá choque por exemplo, só serviu para derrubar a Asagiri e olhe lá, um taser teria surtido mais efeito. Dito isto, acho que já podemos ficar por aqui enquanto aguardamos o próximo episódio de Mahou Shoujo Site!

Postagens mais visitadas